segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Os Últimos Dias da Humanidade - Karl Krauss

Helmut Qualtinger (8 de outubro de 1928 em Viena, Áustria; o 29 de setembro de 1986 morrido em Viena) era um ator, um escritor e um executor austríacos do cabaré.

Estudou inicialmente a medicina, mas parou a universidade para transformar-se um repórter e um crítico de cinema de jornal para a imprensa local, ao começar a escrever textos desempenhados do cabaré e peças do teatro. Qualtinger debutou como ator em um teatro de estudante e atendeu ao Máximo-Reinhardt-Seminário como um estudante do convidado.
Iniciou em 1947, apareceu em desempenhos do cabaré. Em 1949, a primeira peça teatral de Qualtinger, de "antro Schranken Jugend vor", foi encenada em Graz. Até 1960, colaborou em vários programas do cabaré com o conjunto sem nome (Gerhard Bronner, Carl Merz, Louise Martini, Peter Wehle, Georg Kreisler, Michael Kehlmann).

Qualtinger era famoso para seus gracejos práticos. Em 1951, controlou lançou um relatório falso em diversos jornais que anunciava uma visita a Viena do poeta famoso (imaginário) do Inútil da nomeado Kobuk. Os repórteres que montaram a estação de estrada de ferro, entretanto deviam testemunhar Qualtinger, no casaco de pele e no tampão, pisando do trem. Inquirido sobre suas "primeiras impressões de Viena", do "o poeta Inútil" comentado no dialeto vienense largo, " Como é quente aqui."

A peça curta de "Sr. Karl Der", escrito por Qualtinger e por Carl Merz e executado por Qualtinger em 1961, fêz o autor conhecido através dos países de língua alemã. O "Sr. Karl", um caixeiro da mercearia, diz a história de sua vida a um colega imaginário - dos dias do império de Habsburgo, da primeira república austríaca, do regime de Austro fascista que conduzem ao Anschluss (anexação) por Nazi Alemanha, da segunda guerra mundial e da ocupação finalmente militar por forças aliadas nos anos 50, vistos da perspectiva de essa quem é um oportunista prototípico. O retrato de Qualtinger do colaborador Nazi do pequeno-burguês veio numa altura em que a "normalidade" tinha sido restaurada apenas e participação dos austríacos no movimento Nazi "eram esquecidos", fazendo muitos inimigos do autor, que recebeu ameaças anônimas do assassinato.

Começando nos anos 70, os considerados freqüentemente executados de Qualtinger dos seus próprios e outros textos, incluindo trechos de Karl Kraus "morrem letzten o der Menschheit de Tage" ("os últimos dias da humanidade"). Estes considerados eram altamente populares e conduzidos a diversos registros que estão sendo publicados.

Aqui um trecho destes considerados, apresentando 50 cenas de original 220 cenas:
















http://rapidshare.com/files/41213140/QualtKrlKraLetTMen.rar

Nenhum comentário: